quarta-feira, maio 01, 2013

Por que me chamo Gileade

Bem, apelidei meu blog de "Blog do Gil" por praticamente já ter adotado Gil no meu cotidiano.
Chamam meu irmão de Gil também, mas como todo mundo acha mais fácil me chamar pelo começo do nome, adotei. Confesso que não me conformava em ser chamado diversas vezes pelo mesmo apelido que o do meu irmão, mas como muitos acham mais fácil... só aqui em casa e entre poucos conhecidos que ouço esse nome que acho belíssimo. Gileade (O sobrenome nem conto de tão decepcionante; pais!, sobrenome tambxm é gxnte) meio que cresceu como denominação religiosa por muito canto, o que me fez aceitar um pouco mais o apelido. Ser lembrado ou mencionarem a igreja tal é bem chato. Gil de certa forma denota carinho, não acham? Detalhe, algumas amigas da minha irmã chamavam ela de Gil. É de sangue. No escape. Mas enfim, me chamo assim porque pouco antes de eu vir a existir nesse lindo negócio uma música de um cantor de brega foi um sucesso para meu pai, Aquela nuvem que passa, de Gilliard, que eu achava tão sem vida, mas com  o tempo aprendi a gostar dela. Decepções amorosas? Minha mãe, que na época já lia a bíblia com certa intimidade encontrou uma cidade, um exército e montanhas com o nome de Gileade, Tchanram! Brega, não mais, meu nome agora seria bíblico... essa modificação, tranquilo, ótima. Tive um professor no ensino fundamental, professor de língua portuguesa, Diniz, que sempre no meu momento da lista de frequência cantarolava a tal da nuvem que passa (quando não, já sabia que a aula seria séria, chata e babogenta). O bom é que professores decoram com mais facilidade nomes diferentes, criativos, incomuns... Outro que sempre cantarola quando me vê é o motorista do mercantil próximo a minha casa. Eu até acho divertido.


Segundo minha mãe, minha avó paterna defendeu a origem bíblica até o fim com ela, embora meu pai insistisse em ser igualzinho ao do cantor. Não deu em outra. E é isso. Se eu lembrar de algo mais a respeito da história do meu nome, eu volto aqui.

Na Bíblia, "Gileade" significa o "monte de testemunho" ou "monte de testemunha", (Gênesis 31:21), uma região montanhosa a leste do rio Jordão, situado no Reino da Jordânia. Também é referido pelo nome aramaico Jegar-Saaduta, que carrega o mesmo significado que o hebraico (Gênesis 31:47). Devido a sua característica montanhosa é chamada de "o monte de Gileade" (Gênesis 31:25). É também chamada de "a terra de Gileade" (Números 32:1), e às vezes simplesmente de "Gileade" (Salmos 60:9Gênesis 37:25). Como um todo, incluiu os territórios da tribo de GadeRúben e a metade oriental de Manassés (Deuteronômio 3:13Números 32:40). Foi delimitada a norte por Basã e ao sul por Moabe e Amom (Gênesis 31:21;Deuteronômio 3:12-17). 

A palavra Gileade é mencionada 74 vezes nas páginas da Bíblia. "...e no reinado de Jeú foi o país de Gileade conquistado por Hazael, rei da Síria (2 Rs 10.33)

(Vou pesquisar sobre a origem de Hazael,  quem sabe um dos nomes composto de meu filho? Pesquisei e gostei. Em breve maiores informações. Haha) 



 see you.


0 comentários:

Postar um comentário